fbpx

Como funciona a faculdade de música

Fala pessoal! Nick Aqui. Todo mundo sempre me pergunta como é a faculdade de música, o que estuda lá dentro, se vale a pena fazer uma, e perguntam até se é necessário ter uma faculdade de música para ser músico. Então eu resolvi escrever esse artigo falando um pouco sobre como funciona a faculdade de música, explicando desde a preparação para entrar lá, até como é o ambiente lá dentro e o que a gente aprende.

A primeira coisa que é muito importante saber, é que a faculdade de música você precisa ter um conhecimento prévio de música antes de entrar nela, ler partitura, e tocar bem um instrumento (no caso do bacharelado).

A prova é dividida em três etapas: ENEM (Ou vestibular), Prova de teoria e percepção musical e prova de instrumento (no caso do bacharelado). Você entrar ou não, depende do resultado dessas três etapas.

Existem duas vertentes do curso: Licenciatura e Bacharelado. O curso de licenciatura é mais voltado para a área da educação, pra quem quer dar aula em escola de ensino regular, ou orgãos do governo, ONGs etc. A outra vertente do curso é o de bacharelado. Esta vertente é dividída em 4 categorias: Composição, Regência, Performance (Instrumento ou Canto) e Musicoterapia. Os cursos de Composição e Regência são os únicos que têm a duração de dez semestres (5 anos), os outros tem a duração de 8 semestres (4 anos).

Existem várias matérias disponíveis, inclusive têm um bônus sobre isso no final do artigo. Tentei listar algumas poucas matérias aqui separando por mais teóricas e mais práticas.

 

Teóricas

Práticas

História da música

Aula de instrumento

Harmonia na música popular

Percepção musical

Música cultura e sociedade

Rítmica

Produção musical

Harmonia ao teclado

Transcrição

Arranjo

Gravação

Improvisação

Jazz estilos e análises

Big Band

Então gostaria de responder a uma grande pergunta: Vale a pena fazer faculdade de música?

Você não precisa ser de faculdade de música para ser músico, isso é fato, mas a faculdade de música é um lugar onde você tem acesso a muita informação, com pessoas que tem muito conhecimento na área, e esse é o verdadeiro motivo de se fazer uma faculdade de música. Eu tenho aulas com Wilson Lopes, guitarrista do Milton Nascimento há mais de 20 anos. Fico pensando, se não fosse pela universidade, onde eu teria a oportunidade de fazer aula com alguém assim? Então sim, vale muito a pena fazer uma faculdade de música.

Você tem interesse em fazer faculdade de música? Como eu disse, você precisa ter um conhecimento de música (não é pouco) para poder fazer as provas, e eu posso ajudar você com isso! Sou muito feliz por até hoje ter vários alunos que fizeram pré-vestibular de música comigo e conseguiram realizar seus sonhos, isso é muito gratificante, e quero que você seja o próximo. Eu tenho um curso de pré-vestibular, onde eu abordo todos os temas que as faculdades exigem na prova, tanto na parte prática, quanto em teoria e percepção musical. Se você tem interesse clique no ícone abaixo para saber mais:

Lembra que eu tinha dito que ia disponibilizar um bônus aqui? Então, estou disponibilizando para você, toda a grade curricular de música da UFMG 2019. Legal né? É só deixar o seu nome e e-mail e você receberá automaticamente!

Inscreva-se para receber seu bônus

Receba novidades no seu email

Dicas
Nick

Qual melhor jeito de aprender uma música

Você tem dificuldades de aprender músicas e já se perguntou qual a melhor maneira de fazer isso? Então veja o post completo para descobrir

Leia mais
Dicas
Nick

O que é aproximação cromática?

Saiba como deixar suas melodias e solos mais bonitos!

Leia mais
Tutoriais
Nick

Como tocar Hallelujah no teclado

Tutorial de como tocar Hallelujah Você com certeza já escutou essa música em algum lugar, seja na igreja, em um casamento ou até mesmo em um show. Neste turotial eu vou te ensinar a toca-lá

Leia mais
Dicas
Nick

Como funciona a faculdade de música

Quer saber como funciona uma faculdade de música, o que você estuda e como faz para entrar em uma?

Leia mais
Dicas
Nick

Como tirar o máximo do seu instrumento

Quer saber como tirar o máximo de proveito dos seus estudos no seu instrumento? Neste artigo eu mostro algumas dicas de como fazer isso!

Leia mais

Receba novidades no seu email

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando...
%d blogueiros gostam disto: